3ª edição (19/10/2013)

Realizada na Faculdade Estácio UniRadial (Campus Jabaquara) Av Jabaquara, 1870 Saúde – São Paulo – SP (a apenas dois quarteirões da estação Saúde do metrô) em 19 de outubro de 2013 (Sábado)

PROGRAMAÇÃO

10:30 até 12:30

Palestra Nanocontos: Mínimas Letras com Máximas Narrativas
PALESTRANTE Edson Rossatto
Em tempos de redes sociais, em que as pessoas precisam aprender a se expressar de forma rápida e clara, escrever pouco e dizer muito é fundamental. E será justamente esse o tema da palestra de microcontos “Mínimas Letras com Máximas Narrativas”, que Edson Rossatto ministrará com bom humor e descontração, utilizando técnicas de coesão textual, mescladas com exemplos do cotidiano.

Palestra O Medo na Literatura
PALESTRANTE: Oscar Nestarez e J. Modesto
A palestra O medo na literatura tem como objetivo conceituar e explorar o medo em suas diferentes formas na elaboração de textos literários, dando aos iniciados uma breve noção de escrita e conhecimento das vertentes relacionadas ao tema. Os escritores J. Modesto e Oscar Nestarez farão uma breve exposição do medo na literatura estrangeira e nacional, conceituando o termo e comentando os principais autores do gênero, além de abrir uma discussão sobre o tema.

Orientações sobre o Pitching e distribuição de senhas

Clube do livro: bate-papo sobre o livro “Fahrenheit 451″, de Ray Bradbury
CURADORIA grupo Traçando Livros
O grupo Traçando Livros se reúne mensalmente para discutir sobre um livro previamente escolhido e lido por seus integrantes. A participação nessa atividade é aberta a todos, inclusive àqueles que não fazem parte do grupo. O livro escolhido para esse encontro especial no Livros em Pauta foi “Fahrenheit 451″, de Ray Bradbury

Workshop de vlogs literários: crie, mantenha e divulgue seu canal de vídeos sobre literatura
PALESTRANTE: Danilo Leonardi
Este workshop faz parte de uma série de atividades que o Livros em Pauta está promovendo para a formação crítica, estrutural e comportamental de blogueiros profissionais e amadores, além de também auxiliar leitores contumazes e escritores a entender o papel importante que esses mantenedores de blogs e colunistas desempenham. Especificamente esta atividade visa a elucidar as principais dúvidas de quem deseja criar e manter um vlog (canal de vídeos) literário:
Por que criar? Como criar? Quais as ferramentas de edição mais utilizadas? Quais equipamentos você vai precisar comprar? Quais os diferentes tipos de vlogs literários que existem hoje?

11:00 até 12:30
Networking do mercado editorial: fazendo bons negócios!
O termo networking, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de um profissional, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada. O Livros em Pauta quer colocar em contato os vários tipos de profissionais que compõem o mercado editorial para trocarem contatos e realizarem bons negócios. E tudo gratuitamente! Se você é • agente literário, • bibliotecário, • blogueiro, • capista, • diagramador, • distribuidor, • editor, • ghostwriter, • gráfico, • ilustrador, • jornalista, • livreiro, • parecerista, • preparador de originais, • revisor, • tradutor, ou qualquer outro tipo de profissional ligado à indústria do livro, traga seus cartões de visita para o evento e faça bons negócios.

Serviço Gratuito de Apoio ao Escritor (plantão até 17:30)
Durante o Livros em Pauta, será oferecido um serviço exclusivo de apoio e suporte para os escritores brasileiros. O objetivo desta iniciativa, inédita no país, é disponibilizar um canal direto com o escritor que tenha dúvidas relacionadas à sua carreira literária, principalmente questões práticas que envolvem o dia a dia do mercado editorial. O Serviço Gratuito de Apoio ao Escritor, criado pela Livrus Negócios Editoriais, pretende contribuir de maneira direta e decisiva na carreira dos escritores brasileiros, oferecendo um suporte que inclui: • Como registrar seu livro na Biblioteca Nacional; • Como apresentar seu texto original nas editoras; • Questões que envolvem a publicação de impressos e digitais; • Opções de plataformas de edições independentes; • Comercialização e distribuição de títulos; • Divulgação e promoção de obras em diversos meios; • Direitos Autorais e Copyright; • Agenciamento Literário. SERVIÇO: A Livrus Negócios Editoriais, cujo escritório fica sediado na capital São Paulo, é uma empresa de comunicação especializada, que tem como objetivo levar os autores e as suas obras para a Era Digital. Site da empresa: www.livrus.com.br. Contato: livrus@livrus.com.br

13:00 até 15:00
Palestra Direitos Autorais: princípios e conceitos básicos que todo escritor deve conhecer
PALESTRANTE: Gilberto Mariot
Os Direitos Autorais enfrentam um grande desafio histórico, pois, embora tenham nascido e se aperfeiçoado na antiguidade clássica, sobrevivido à Idade Média, se institucionalizado no renascimento e, finalmente, se positivado na modernidade em todo o mundo civilizado, agora eles se defrontam com a sociedade da informação, em que não só é questionada a interpretação profunda desse tipo de direito como também sua existência. Durante a palestra, o advogado e professor Gilberto Mariot, especialista no impacto das novas tecnologias no Direito Autoral, explicará conceitos e princípios básicos que permeiam esse direito e que todo escritor deve conhecer.

Pitshing – Convença um editor a publicar seu livro
CURADORIA: Eduardo Marchiori
Imagine que você acabou de escrever um livro e, por acaso, encontra no elevador um editor de livros. É uma oportunidade única que você não pode perder de tentar convencer aquele editor a querer, pelo menos, ler sua história. Você terá poucos minutos para explicar toda a ideia. Por isso, deve ser muito sucinto. Isso é chamado de pitching pelos americanos. E é isso o que queremos fazer no Livros em Pauta: possibilitar que editores e escritores se encontrem por 5 minutos e conversem sobre o projeto daquele escritor. O intuito é que esse escritor receba orientações desse editor, caso a obra ainda não esteja pronta. Mas, se estiver, talvez esse editor possa querer publicá-la. O importante é a conversa.

Palestra Crowdfunding – Um novo modelo de mecenato para a literatura?
PALESTRANTE: Ednei Procópio
No século 8 a.C., Caio Cílnio Mecenas foi um influente conselheiro do imperador Augusto. Formou um círculo de intelectuais e poetas para a sustentação de sua produção artística. Mecenas criou, com isso, todo um modelo de incentivo e patrocínio para outros artistas e literatos. O termo ‘mecenas’ passou a indicar uma pessoa que fomenta concretamente a produção de literatos. Recentemente, com o advento da Internet, o mecenato ganhou nova roupagem e força com a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo, através da agregação de múltiplas fontes de financiamento. Ações são engendradas na Internet com o objetivo de, por exemplo, arrecadar dinheiro para projetos de publicação de livros, em geral por interessados em uma determinada iniciativa. É o chamado crowdfunding (ou financiamento coletivo) uma ação que pode ser usada por escritores para viabilizar projetos literários por intermédio das mídias sociais. Na palestra, o editor especialista em eBooks Ednei Procópio explicará os princípios do crowdfunding, como captar recursos, abordará cases e redes de crowdfunding.

Debate Etiqueta do blogueiro: como realizar um trabalho eficiente sem manchar sua imagem
DEBATEDORES: Walter Tierno, Tatiany Leite
MEDIADOR: Milena Cherubim
Este workshop faz parte de uma série de atividades que o Livros em Pauta está promovendo para a formação crítica, estrutural e comportamental de blogueiros profissionais e amadores, além de também auxiliar leitores contumazes e escritores a entender o papel importante que esses mantenedores de blogs e colunistas desempenham. Nesta atividade específica, a jornalista Milena Cherubim, juntamente com seus convidados, o escritor Walter Tierno e Tatiany Leite, analista de comunicação da editora Leya, baterão um papo sobre o comportamento de blogueiros e autores iniciantes ao realizarem seus trabalhos. O grupo debaterá alguns tópicos do trabalho do blogueiro: divulgação eficiente, como se promover, o que fazer, o que NÃO fazer, como lidar com a imprensa,

Palestra O papel do agente literário – O que faz esse profissional tão importante na mediação entre autor e editora?
PALESTRANTES: Alessandra Pires e Goimar Dantas
No Brasil, é comum que cantores tenham agentes que cuidam dos seus negócios. Contudo, o mesmo não se aplica ao meio literário. Nem todos os escritores sabem o que faz um agente literário. Para esclarecer o papel importante que esse profissional desempenha, convidamos Alessanda Pires, agente literária com mais de 19 anos de experiência no mercado de livros, e a jornalista Goimar Dantas.

15:30 até 17:30
Palestra A cara do livro – Como produzir uma capa vendedora
PALESTRANTE: Welby Dantas
Antigamente, capas de livro continham somente o título da obra, não possuíam imagens e só serviam para guardar o conteúdo. Com o tempo, essa ideia foi mudando, pois os editores perceberam que uma capa bem produzida desperta um interesse prévio do leitor antes mesmo de saber do que se trata a publicação. Hoje, se não fossem as capas, certos livros jamais teriam se tornado o sucesso que se tornaram. O designer Welby Dantas pretende explanar sobre a temática, dando dicas aos profissionais que querem se aventurar em produzir capas de sucesso.

Palestra Marketing literário: estratégias de vendas e divulgação de escritores
PALESTRANTE: Leandro Schulai
A jornada do escritor no Brasil, principalmente a daqueles que estão em sua primeira publicação, não é fácil. Terminar uma edição, alcançar bons números de venda e, principalmente, atingir leitores de diversos lugares não é uma tarefa simples. Falta de exposição, tiragens baixas e a grande concorrência fazem com que muitos autores interrompam suas trajetórias precocemente. Nessa palestra, serão abordadas algumas estratégias demarketing para o meio literário, comprovadamente eficazes no aumento de vendas e conquista de leitores. O palestrante será Leandro Schulai, escritor que em apenas um ano esgotou duas edições de seu livro O vale dos anjos. O palestrante dará dicas que vão desde postura comportamental até o uso das redes sociais ao seu favor.

Palestra Gestão de carreira literária
PALESTRANTE: Sandra Schammas
A gestão de carreira literária é um processo de aprimoramento do trabalho de escritores, que permite uma avaliação eficaz de em qual área literária o autor se enquadra ou deseja atuar. Nesse processo, é importante decidir quais ferramentas de publicação são mais apropriadas ao estilo de sua obra e também especificar qual é o público-alvo que seus textos podem ou desejam atingir. A palestrante Sandra Schamas pretende mostrar que com um conjunto de ações é possível um escritor, em início de carreira ou já iniciado, planejar sua trajetória e estabelecer metas para a sua carreira, além de desenvolver melhor o seu próprio catálogo e também sua comunicação com o mercado editorial.

Palestra Crítica Literária: como fazer uma eficiente resenha de livro
PALESTRANTES: Cesar Sinício Marques
Este workshop faz parte de uma série de atividades que o Livros em Pauta está promovendo para a formação crítica, estrutural e comportamental de blogueiros profissionais e amadores, além de também auxiliar leitores contumazes e escritores a entender o papel importante que esses mantenedores de blogs e colunistas desempenham. Esta atividade específica visa a ensinar técnicas de preparação de textos e revisão na elaboração de resenhas de livros. O professor Cesar Sinicio Marques mostrará técnicas e recursos para que livros avaliados possam ser bem representados em resenhas.

Palestra Sopro da vida – Como compor personagens literários
PALESTRANTE: Giulia Moon
Como dar vida a personagens de literatura fantástica? Como criar personagens coadjuvantes marcantes? Instinto ou método na hora de dar a luz a seus heróis e vilões? Existe originalidade em personagens vampiros pós Drácula e Lestat? A escritora Giulia Moon, autora da série vampiresca de sucesso Kaori, pretende abordar esses e outros tópicos, usados na composição de seus próprios personagens.

15:30 até 19:00
Lançamento das antologias literárias da Andross Editora

  • Mentes Inquietas – Contos sobrenaturais, de suspense e de terror
  • Sonhos Lúcidos – Contos fantásticos
  • Amores (Im)possíveis – Contos de amor
  • O Segredo da Crisálida – Volume III – Antologia de poemas
  • Livre para Voar – Contos e crônicas com temática livre
  • Próxima Estação – Volume II – Contos de trem, metrô e outros transportes urbanos

17:30 até 19:00
Sessão de autógrafos de vários autores

PALESTRANTES

Danilo Leonardi ama Letras, mas ainda não concluiu o curso. É vlogueiro e crítico de livros. Fundou o Cabine Literária em 2010, que se tornou referência para resenhas críticas de livros e hoje possui mais de um milhão de visualizações., Contato: danilo@cabineliteraria.com.br

Edson Rossatto formou-se em Letras. É escritor, editor de livros, roteirista de quadrinhos e blogueiro. Publicou os livros Mansão Klaus e outras histórias, Curta-metragem – Antologia de microcontos, Cem Toques Cravados e Toques Para Mulheres, além de ter organizado dezenas de antologias literárias. É roteirista da série História do Brasil em Quadrinhos, da Editora Europa, tendo publicado os volumes Independência e Proclamação da República. Também foi roteirista da HQ Como ser bom de papo e se enturmar. É criador e organizador do evento HQ em Pauta. Contato: edson@andross.com.br

Ednei Procópio é editor de livros. Especialista em eBooks desde 1998, já escreveu livros sobre o tema e mantém o Blog eBook Reader [www.ebookreader.com.br]. É membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro [CBL] e Diretor Executivo da Livrus Negócios Editoriais. Contato: ednei@livrus.com.br

Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestra em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como editora, repórter e redatora em veículos de comunicação impressa e assessorias de imprensa. Durante quatro anos, exerceu a coordenação editorial da Editora Gente. Tem sete livros publicados, além de participar de quatro antologias de poesias e uma coletânea de ensaios acadêmicos. Contato: goimar@uol.com.br

Gilberto Mariot, bacharel em Direito e Mestre em Direito das Novas Tecnologias, com pós-graduação em Comércio Exterior, Gestão de Direitos Autorais e Direito do Entretenimento. É sócio-fundador da MBeK – Advogados Associados, editor e professor de Direito Internacional. Contato: gmariot@uol.com.br

Giulia Moon é escritora, ilustradora e publicitária. Foi diretora de arte e de criação em uma agência de publicidade. É autora da série de livros Kaori, tendo publicado os volumes Kaori: Perfume de Vampira, Kaori 2: Coração de Vampira e Kaori e o Samurai Sem Braço. Mantém o site www.giuliamoon.com.br Contato: giuliamoon1@yahoo.com.br

J. Modesto é escritor e arquiteto, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Publicou os livros Trevas, Anhangá – A Fúria do Demônio e Vampiro de Schopenhauer, além de ter participado das coletâneas literárias Amor Vampiro e Anjos Rebeldes. Fascinado pelos gêneros terror e suspense, tem entre seus ídolos H.P. Lovecraft, Stephen King, Mary Shelley, Anne Rice e Edgar Allan Poe. Fã ardoroso de histórias em quadrinhos, cinema e literatura Fantástica. Contato: jmodestoautor@gmail.com

Leandro Schulai formou-se em análise de sistemas. É escritor, repórter e marketeiro. Publicou o livro O Vale dos Anjos – O Torneio dos Céus – Parte 1, pela Novo Século Editora, além de ter organizado a antologia Corações Entrelaçados – Contos de amor, pela Andross Editora. Revolucionou a maneira de se divulgar a literatura através das redes sociais, tendo esgotado duas edições de sua primeira obra, o livro O vale dos anjos, em um ano apenas com seus planos de marketing individuais. Também mudou a forma de exposição dos autores com a criação de um canal no youtube de nome Na Mira dos Livros. Contato: schulai@hotmail.com

Milena Cherubim é jornalista e trabalha com assessoria de comunicação. É fundadora do blog Memories of the Angel que conta com uma equipe para resenhas. Contato: milenacherubim@gmail.com

Sandra Schamas é escritora, revisora, tradutora e parecerista. Prestou serviços de tradução de textos para legendagem e dublagem para as mais diversas empresas de entretenimento, como GlobeCast Hero Productions, HBO, MGM, Discovery, Disney, Animal Planet, entre outros canais de televisão a cabo. Foi professora no Inlingua International Language Centers. Presta serviços de gestão de carreira literária para a editora Livrus. Mantém o site www.sandraschamas.com.br, Contato: sandraschamas@gmail.com

Tatiany Leite é jornalista, viciada em literatura. Trabalha com blogs desde 2009, quando fez parte do projeto Tudo de Blog da Revista Capricho e desde então nunca desgrudou do mundo online. Em 2011 criou o blog Vá ler um livro, pelo Portal MTV, e passou a trabalhar com marketing e mídias sociais na editora Universo dos Livros. É Analista de Comunicação na editora LeYa e hoje também coordena a parte de mídias sociais e parcerias com blogs literários. Contato: tatygreg@gmail.com

Walter Tierno é jornalista, ex-publicitário, ilustrador, blogueiro, vlogueiro, pagador de mico, um sujeito desagradável que responde sinceramente quando pedem sua opinião, mentiroso compulsivo e autor dos livros Cira e o Velho e Anardeus, no calor da destruição. Faz uns desenhos, escreve umas coisas e ainda arranja tempo para contribuir com a Revista Fantástica e o blog Psychobooks, Tem um canal no Youtube e um blog, ambos muito fáceis de achar. É só procurar por seu nome. Contato: waltertierno@gmail.com

Welby Dantas é capista e especializado em projetos gráficos para livros e revistas. Trabalha na Editora Europa há 15 anos e agrega ao seu currículo cerca de 20 capas de revistas e 10 capas de livros a cada mês. Seu principal objetivo é fazer capas que chamem a atenção do leitor, tanto em bancas de revistas como em livrarias, e incentivem a compra da publicação. Além de criar, também executa diretamente trabalhos em Photoshop, 3D Studio, Illustrator, ou até faz ilustrações à mão livre. Estudou Desenho Industrial na Universidade Mackenzie e cursa Design de Mídia Digital na FIT, Faculdade Impacta de Tecnologia. Para ver suas capas, acesse: www.europanet.com.br Contato: wds@europanet.com.br