4ª edição (09/08/2014)

Realizada em 9 de agosto de 2014, das 10 às 20H, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM, que fica à Rua Major Maragliano, 191, em São Paulo, próximo à estação Vila Mariana do Metrô.

PROGRAMAÇÃO

11:00 até 12:30

Debate Do original à versão final – Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais
DEBATEDORES: Alexandre Callari e Sandra Garcia Cortés
MEDIAÇÃO: Eduardo Marchiori
Traduzir uma obra para o português não se trata tão somente de trocar a palavra original pelo seu significado correspondente em nossa língua. O tradutor tem um desafio bem mais complicado. Tanto é que uma tradução é também passível de direitos autorais. Revisores e preparadores de originais acabam desempenhando um papel importante na finalização do livro. Não consiste apenas em corrigir vírgulas e erros de ortografia. Para falar sobre esse tipo de trabalho, convidamos Alexandre Callari e Roberto de Souza Causo, profissionais dessas áreas, para um debate descontraído. A mediação ficará por conta do jornalista Eduardo Marchiori.

Palestra Da palavra ao desenho – Como adaptar contos para histórias em quadrinhos
PALESTRANTE: Alex Mir
Na cultura popular, dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas por que escolher entre imagens e palavras se é possível unir as duas linguagens para contar uma história? E é justamente isso que as histórias em quadrinhos propõem. Nessa palestra, Alex Mir, vencedor do prêmio HQMIX na categoria roteirista revelação, ensinará técnicas e dará dicas de como utilizar a trama de contos na escrita de um roteiro de histórias em quadrinhos.

Palestra Nem criança nem adulto – Como escrever para o público juvenil
PALESTRANTE: Helena Gomes
Eles são leitores vorazes e exigentes. Não aceitam qualquer tipo de história que lhes é oferecida. Mas quando uma trama (ou saga) cai em suas graças, torna-se cultuada, assim como uma religião. Harrypottismo e crepusculismo são exemplos. Quem é esse leitor? É o público adolescente. A escritora Helena Gomes, especialista em literatura juvenil e finalista do prêmio Jabuti, ensina técnicas, dá dicas e revela as graças e dificuldades de se escrever para o público adolescente.

Palestra Leitura 100% – Como ler, extraindo o máximo de aproveitamento
PALESTRANTE: Alfer Medeiros
Saber ler as palavras não quer dizer que aquela pessoa compreendeu com eficiência a mensagem que o autor escreveu naquelas páginas. Muitas vezes, o entendimento está nas entrelinhas e em referências externas. Esta palestra se destina àqueles que desejam ler um livro e extrair dele o máximo possível de compreensão. O escritor Alfer Medeiros, com todo o seu conhecimento de escrita e leitura, mesclado com a experiência de ter criado e co-organizado por anos um clube de leitura, ensinará técnicas, dará dicas e ajudará os participantes a desenvolver senso crítico literário.

Mesa-redonda Narrativas de horror – O medo presente na literatura, games e cinema
DEBATEDORES: Oscar Nestarez e Vicente Martin
MEDIAÇÃO: Maurício Muniz
Em todos os tempos, o medo foi base fecunda para que diferentes escritores, cineastas, roteiristas de histórias em quadrinhos e tantos outros narradores buscassem a inspiração para a criação de suas obras. Essa mesa-redonda discutirá como a literatura de horror influenciou o cinema, que, por sua vez, influenciou os games e estes influenciaram a própria literatura e o cinema.

13:00 até 14:30

Encontro de escritores das coletâneas da Andross Editora e com seus respectivos organizadores
CURADORIA: Edson Rossatto
A Andross Editora fará um encontro com todos os autores das coletâneas literárias que serão lançadas no dia do LIVROS EM PAUTA. Esses autores terão a oportunidade de conhecer pessoalmente os organizadores, preparadores de originais, revisores e capistas que trabalharam em prol da qualidade dessas publicações. São elas:

Clube do livro: bate-papo sobre o livro O Alienista, de Machado de Assis
CURADORIA: Grupo Traçando Livros
O grupo Traçando Livros se reúne mensalmente para discutir sobre um livro previamente escolhido e lido por seus integrantes. A participação nessa atividade é aberta a todos, inclusive àqueles que não fazem parte do grupo. O livro escolhido para esse encontro especial no Livros em Pauta foi O Alienista, de Machado de Assis.

Mesa-redonda Personagens da literatura ganhando vida nos quadrinhos – estudo de caso de A Liga Extraordinária e outras HQs
DEBATEDORES: Maurício Muniz e André Morelli
MEDIAÇÃO: Jota Silvestre
Não é de hoje que obras literárias são adaptadas para outras mídias. Mas, recentemente, as adaptações para quadrinhos têm se tornado um grande filão editorial. E essas adaptações não ficam só em trazer a obra original inteira para uma HQ. Alan Moore, famoso roteirista de quadrinhos, compilou na obra A liga extraordinária personagens de variadas obras literárias. Nesse debate, Maurício Muniz e André Morelli debaterão sobre essa obra específica, entre outras, sob mediação do jornalista Jota Silvestre.

15:00 até 17:00

Lançamento das antologias literárias da Andross Editora

  • Amor Nas entrelinhas (Vários autores)
  • Aquarela (Vários autores)
  • Horas sombrias (Vários autores)
  • Fractais da alma (Vários autores)
  • Ponto reverso (Vários autores)
  • Utopia (Vários autores)
  • Xeque-mate (Vários autores)

Debate Simplificação dos clássicos: democratização da leitura ou desrespeito aos originais?
DEBATEDORES: Guaraciaba Micheletti e Helena Gomes
MEDIAÇÃO: Bruno Anselmi Matangrano
De um lado, iniciativas visam a facilitação de linguagens arcaicas de autores clássicos muitas vezes não compreendidas por grande parte de leitores atuais. De outro, especialistas em estilística defendem que obras clássicas devem ser intocadas e respeitadas, e apontam a educação como mediadora e não facilitadora. Convidamos a acadêmica Guaraciaba Micheletti e a escritora de literatura juvenil Helena Gomes para uma discussão a fim de entender os prós e contras que permeiam a polêmica versão do livro O alienista, de Machado de Assis, por Patrícia Secco.

Palestra O segundo passo – Como apresentar seu original para uma editora
PALESTRANTE: Walter Tierno
É comum dizer no mercado editorial que, de todo o processo editorial, escrever o livro é a parte mais fácil. Com a história pronta, o próximo passo do escritor é apresentar seu original para uma editora. Mas como fazer? O escritor e editor de livros Walter Tierno mostrará em um bate-papo sem rodeios como preparar e enviar seu original da forma correta, sem cometer gafes que atrapalharão a avaliação de sua história.

Palestra Etiqueta do blogueiro – como realizar um trabalho eficiente sem manchar sua imagem
PALESTRANTES: Milena Cherubim e Danilo Leonardi
Esta palestra visa a formação crítica, estrutural e comportamental de blogueiros profissionais e amadores, além de também auxiliar leitores contumazes e escritores a entender o papel importante que esses mantenedores de blogs e colunistas desempenham. A jornalista Milena Cherubim e o vlogger e escritor Danilo Leonardi baterão um papo sobre o comportamento de blogueiros e autores iniciantes ao realizarem seus trabalhos. A dupla abordará alguns tópicos do trabalho do blogueiro: divulgação eficiente, como se promover, o que fazer, o que NÃO fazer, como lidar com a imprensa…

Mesa-redonda De fã a escritor – O mundo das fanfics de personagens literários
DEBATEDORES: Rachel Escobar, Alice Reis e Carol Policarpo
MEDIAÇÃO: Petra Leão
Quantas vezes assistimos a um filme ou lemos um livro e temos vontade de dar um novo rumo àquele personagem que gostamos? Essa prática de um fã escrever histórias próprias de personagens populares acontece já há algum tempo, e bem antes do advento da internet, e recebe o nome fanfic (ficção de fã). Nessa mesa-redonda, escritoras de fanfics dos universos Harry Potter, Crepúsculo e O Senhor dos Anéis revelarão sua motivações e técnicas de escrita, empregadas na contação de suas histórias. A mediação da mesa-redonda ficará por conta de Petra Leão.

17:30 até 19:00

Sessão de autógrafos
COM Vários autores

Palestra Mercado internacional – Como se profissionalizar em quadrinhos e trabalhar para Marvel e DC
PALESTRANTE: Klebs Júnior
Muitos ilustradores e quadrinhistas têm como meta o trabalho na Meca dos quadrinhos: o mercado internacional, representado pelas editoras Marvel e DC Comics. Uma ótima forma de se saber como chegar lá é ouvindo quem já chegou lá e venceu. Nessa palestra, o ilustrador Klebs Junior irá mostrar os caminhos para um trabalho eficiente e posterior divulgação para a composição de um currículo atraente a fim de apresentá-lo a essas grandes editoras.

Palestra Fontes da ficção – Como compor narrativas fictícias a partir de fatos reais
PALESTRANTE: J. Modesto
Dizem que a melhor fonte para a ficção é a própria realidade. Filmes, livros, seriados, quadrinhos… não importa. Tendo os dizeres baseados em fatos reais a curiosidade de quem lê ou assiste. Mas como mesclar ficção e realidade de modo natural. Para discorrer sobre o assunto, convidamos o escritor J. Modesto, que viveu justamente a experiência de pesquisar uma tragédia real (o incêndio no edifício Joelma) e mesclar com elementos ficcionais na composição do seu livro Joelma – Antes da escuridão.

Palestra Etiqueta do escritor – Como se comportar em eventos e em redes sociais
PALESTRANTE: Leandro Schulai
Lançar um livro não é sinônimo de sucesso. O escritor precisa trabalhar sua autoimagem para que desenvolva no leitor a vontade de ler sua obra. Nessa palestra, o escritor Leandro Schulai abordará diversos assuntos ligados ao marketing pessoal do escritor, como comportamento em redes sociais e eventos literários e culturais. Serão dicas do que fazer e do que não fazer.

Mesa-redonda Literatura Nerd – O que foi, o que é e o que será
DEBATEDORES: Claudia Oliveira e Maurício Muniz
MEDIAÇÃO: Eduardo Marchiori
Hoje é comum alguém ver um livro de ficção científica, fantasia ou algum quadrinho e alguém apontar para o leitor e dizer Você lê essas coisas? Você é muito nerd mesmo! Mas o que caracteriza uma leitura tipicamente nerd? Para discutir como era, como é e as tendências para a literatura nerd futura, convidamos os especialistas Claudia Fusco e Alexandre Callari. A mediação ficará por conta do jornalista Eduardo Marchiori.

PALESTRANTES

Alex Mir participou de diversas publicações independentes e é roteirista dos álbuns O Mistério da Mula sem Cabeça, Orixás – do orum ao ayê (integra a lista do PNBE 2013) e A mão e a luva em quadrinhos (integra o Catálogo de Bologna 2014). Ganhador de 3 ProACs, tem 8 indicações ao prêmio HQMix, onde venceu em 2010 na categoria Roteirista Revelação. Tem contos publicados em diversas antologias e é um dos organizadores oficiais de coletâneas da Andross Editora. Contato: alexandre1736@terra.com.br

Alexandre Callari é formado em Letras. É escritor, tradutor, palestrante e aficionado por cinema, teatro, televisão e quadrinhos. Escreveu e publicou vários livros, entre eles Apocalipse zumbi – os primeiros anos, Desvendando Nelson Rodrigues e a aclamada série Quadrinhos no cinema. Traduziu para o português obras como Conan – o Bárbaro, Nos bastidores do Pink Floyd e Branca de Neve – os contos clássicos, publicadas pela editora Generale. Proprietário de uma coleção com mais de dezesseis mil quadrinhos antigos, Callari viaja pelo país fazendo exposições das suas edições raras. É editor e apresentador do site Pipoca & Nanquim, com Bruno Zago e Daniel Lopes, em que faz o que realmente adora: falar de cinema e quadrinhos. Atualmente, é um dos editores das revistas DC no Brasil. Contato: alexandrecallari@gmail.com

Alfer Medeiros nasceu em Massarelos, Portugal, em 1975. Publicou duas séries próprias (Fúria Lupina e Livraria Limítrofe), roteirizou um projeto de história em quadrinhos (Peeiras HQ) e participou de algumas antologias de literatura fantástica. É um dos organizadores oficiais das coletâneas da Andross Editora.. Mantém o site alfermedeiros.com.br Contato: alfer.medeiros@gmail.com

Alice Reis é acadêmica do curso de Letras. É escritora, tradutora, revisora e blogueira. Leitora compulsiva desde a infância, fez do universo literário seu próprio País das Maravilhas. Já escreveu contos, fanfics de O Senhor dos Anéis, poesias e roteiros. Sua criatividade para inventar histórias e atividades para ocupar o tempo não tem fim, o que a faz conciliar as horas do dia entre livros, filmes, seriados e músicas, além da faculdade e do trabalho. Contato: alicebella1@gmail.com

André Morelli estudou História na faculdade mas abraçou o jornalismo como profissão. Escreve sobre cultura pop desde 2005, com materiais publicados pelas editoras Abril e Europa. Formado em Análise e Teoria de Roteiro pela AIC (Academia Internacional de Cinema), é autor dos livros Super-Heróis nos Desenhos Animados, Super-Heróis no Cinema e nos Longa-Metragens da TV e Super-Heróis dos Animes. Atualmente trabalha como diretor de conteúdo na Camucada Coletivo e é um dos editores dos site Popground. Contato: morelli@gmail.com

Bruno Anselmi Matangrano é bacharel em Letras, Mestre e Doutorando em Literatura Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP), dedicando-se, sobretudo, ao estudo da literatura simbolista, fantástica e policial. Publicou diversos contos e já organizou antologias de autores clássicos e contemporâneos. É ainda coeditor das revistas de pós-graduação em Literatura Portuguesa e em Letras Francesas da USP, e também da coleção O Melhor de cada tempo, da Editora Vermelho Marinho. Contato: bamatangrano@yahoo.com.br

Caroline Policarpo Veloso é escritora e estudante de ensino médio. Publicou em várias antologias literárias, entre elas Sonhos Lúcidos, Livre para Voar, Utopia e Horas Sombrias, da Andross Editora, e Mundos – Vol. II, da Editora Buriti. Atua como cronista na revista eletrônica Friday. É também autora do romance juvenil Hírons, ainda não publicado. Escreveu diversas fanfics do universo de Crepúsculo. Contato: carol_policarpo1@hotmail.com

Cláudia Fusco é mestre em Estudos de Ficção Científica pela Universidade de Liverpool, Inglaterra, e acha que falar sobre isso é um ótimo jeito de começar conversas com desconhecidos. É também escritora aspirante e jornalista, com passagem por publicações como Superinteressante, Mundo Estranho e Guia do Estudante. Atualmente, dá palestras e aulas sobre literatura fantástica. Contato: clauffoliveira@gmail.com

Danilo Leonardi ama Letras, mas ainda não concluiu o curso. É vlogueiro e crítico de livros. Fundou o Cabine Literária em 2010, que se tornou referência para resenhas críticas de livros e hoje possui mais de um milhão de visualizações. Contato: danilo@cabineliteraria.com.br

Eduardo Marchiori é formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Atuou como repórter da revista Nutrinews e foi editor-assistente da revista Industria de Laticínios. Atualmente é colaborador das revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, ambas da Editora Europa, publica um boletim empresarial para a empresa Fermentech Com. de Insumos para Alimentos e edita o blog Raio X, focado, focado em cultura pop. Também teve matérias publicadas nos sites Antigravidade, Papo de Quadrinho, Meu Herói, Cajumanga e 4All Magazine. Adotou o apelido Mutante X porque se considera uma pessoa em constante mutação. Contato: edujornalista@uol.com.br

Guaraciaba Micheletti possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Linguística. Aposentada da Universidade de São Paulo, atuou até 2008 no Programa de Pós Graduação em Filologia orientando alunos de Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, estilística, enunciação, ensino, poesia brasileira. Possui vários artigos e livros publicados relacionados aos temas de sua atuação. Contato: guatti@uol.com.br

Helena Gomes é jornalista, professora universitária, preparadora de originais e autora de vários livros, entre eles “Assassinato na Biblioteca“, “Lobo Alpha“, “Código Criatura“, “Kimaera – Dois mundos” e do infantil “Nanquim – Memórias de um cachorro da Pet Terapia”, além da saga “A Caverna de Cristais”. Expõe suas obras no site http://mundonergal.blogspot.com. Contato: helena@andross.com.br

J. Modesto é escritor e arquiteto, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Publicou os livros Trevas, Anhangá – A Fúria do Demônio, Vampiro de Schopenhauer e Joelma – Antes da escuridão, além de ter participado das coletâneas literárias Amor Vampiro e Anjos Rebeldes. Fascinado pelos gêneros terror e suspense, tem entre seus ídolos H.P. Lovecraft, Stephen King, Mary Shelley, Anne Rice e Edgar Allan Poe. Fã ardoroso de histórias em quadrinhos, cinema e literatura Fantástica. Contato: jmodestoautor@gmail.com

Jota Silvestre é jornalista formado pela Universidade Metodista em 1989 e assessor de imprensa especializado em feiras e eventos. Coordenou a equipe de assessoria de imprensa de duas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2006 e 2008). Edita o blog de cultura pop Papo de Quadrinho e colabora regularmente com as revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd (Ed. Europa). É roteirista do livro em quadrinhos O Fundador (Ed. Europa) Contato: jotasilvestre@gmail.com

Klebs Júnior é ilustrador e professor de arte sequencial , formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Já trabalhou para diversos jornais e revistas, tais como: O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Veja e Época. Publicou quadrinhos nos Estados Unidos pelas editoras DC COMICS, MARVEL, MALIBU e VALIANT, além de lançar seus próprios personagens nas revistas brasileiras, METAL PESADO (Enoma) e BRASILIAN HEAVY METAL (Força e Justiça). Escreveu, desenhou, finalizou e editou LILO, a primeira revista do selo IMPACTO em parceria com a editora Trama. Contato: klebsjunior@globo.com

Leandro Schulai formou-se em análise de sistemas. É escritor, repórter e marketeiro. Publicou o livro O Vale dos Anjos – O Torneio dos Céus – Parte 1, pela Novo Século Editora, além de ter organizado a antologia Corações Entrelaçados – Contos de amor, pela Andross Editora. Revolucionou a maneira de se divulgar a literatura através das redes sociais, tendo esgotado duas edições de sua primeira obra, o livro O Vale dos Anjos, em um ano apenas com seus planos de marketing individuais. Também mudou a forma de exposição dos autores com a criação de um canal no youtube de nome Na Mira dos Livros. Contato: schulai@hotmail.com

Maurício Muniz é jornalista e editor de livros e quadrinhos. No meio da década de 1990, foi colunista da revista Wizard, da editora Globo. Em 1997, passou a editar quadrinhos para várias editoras e, entre as séries nas quais trabalhou estão Sandman, Sin City, Preacher, Star Wars, Hellblazer e Transmetropolitan. Foi responsável por trazer ao Brasil alguns dos quadrinhos mais aclamados dos últimos anos, como A Liga Extraordinária, Authority, Planetary, Tom Strong, Halo Jones, Zenith e O Corvo. É colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, produz revistas e quadrinhos institucionais e edita os álbuns da Gal Editora, como Fracasso de Público, Filósofos em Ação e Invasão dos Mortos. É coautor do livro Vampiros na Cultura Pop, da Editora Europa, além de ser editor da revista Mundo Nerd. Contato: antigravidade@gmail.com

Milena Cherubim é jornalista e trabalha com assessoria de comunicação. É fundadora do blog Memories of the Angel que conta com uma equipe para resenhas. Contato: milenacherubim@gmail.com

Oscar Nestarez é escritor, especialista em História da Arte pela FAAP e mestrando em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Desde sempre atraído pelas sensações de medo e estranhamento, é apaixonado por livros e filmes do gênero, tendo, entre outros, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Henry James e Clive Barker como seus principais referenciais literários. É autor de Poe e Lovecraft: Um Ensaio sobre o medo na Literatura e de Sexorcista e outros relatos insólitos, ambos pela Livrus Publisher. Contato: oscar.nestarez@gmail.com

Petra Leão é licenciada em Educação Artística pela FAAP e atua como roteirista de quadrinhos (e cosplayer, nas horas vagas).Começou sua carreira em 2000 publicando HQs ocasionais na editora Talismã, tais como Victory, Dado Selvagem, Mercenário$ e edições especiais de Holy Avenger. Também foi redatora de revistas como Animax, Dragão Brasil e Animation Invaders. Trabalha desde 2008 na Mauricio de Sousa Produções escrevendo a Turma da Mônica Jovem, a revista em quadrinhos de maior sucesso editorial no Brasil na última década. Em 2014 assumiu também os roteiros de Chico Bento Moço e Revista Tina. Contato: petraleao@gmail.com

Raquel Escobar é acadêmica do curso de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escreveu várias fanfics do universo de Harry Potter. Hoje se dedica a traduzir fanfics estrangeiras para o site www.fanfiction.net. Contato: rachescobar@hotmail.com

Vicente Martin Mastrocola é publicitário e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela ESPM. No último ano, escreveu diversos artigos sobre game design para a mídia especializada e publicou o livro Doses Lúdicas. Paralelamente à produção acadêmica, lançou card games, board games, advergames para internet e jogos para as plataformas móveis. É autor do livro Horror Ludens. Contato: @vincevader

Walter Tierno é jornalista por formação e publicitário por falta de opção. Insistiu na área por quase vinte anos, mas seu prazo de validade venceu e ele resolveu se dedicar ao mercado editorial. Hoje, é escritor e editor de livros e responsável pelo selo GiBiz, da Giz Editorial. Também é autor dos livros “Cira e o Velho” e “Anardeus. No calor da destruição“. Nas horas vagas, mantém um canal no youtube e um blog. Os dois são muito fáceis de encontrar. Basta procurar pelo nome dele. Contato: waltertierno@gmail.com