6ª edição (28/11/2015)

Realizada em 28 de novembro de 2015, das 10 às 20H, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM, que fica à Rua Major Maragliano, 191, em São Paulo, próximo à estação Vila Mariana do Metrô.

 

PROGRAMAÇÃO

Das 11:00 às 12:30

Palestra “Leitura 100% – Como ler, extraindo o máximo de aproveitamento”
PALESTRANTE: Alfer Medeiros
Saber ler as palavras não quer dizer que aquela pessoa compreendeu com eficiência a mensagem que o autor escreveu naquelas páginas. Muitas vezes, o entendimento está nas entrelinhas e em referências externas. Esta palestra se destina àqueles que desejam ler um livro e extrair dele o máximo possível de compreensão. O escritor Alfer Medeiros, com todo o seu conhecimento de escrita e leitura, mesclado com a experiência de ter criado e co-organizado por anos um clube de leitura, ensinará técnicas, dará dicas e ajudará os participantes a desenvolver senso crítico literário.

Palestra “Direitos Autorais: princípios e conceitos básicos que todo escritor deve conhecer”
PALESTRANTE: Lúcia Helena Bettini
Os Direitos Autorais enfrentam um grande desafio histórico, pois, embora tenham nascido e se aperfeiçoado na antiguidade clássica, sobrevivido à Idade Média, se institucionalizado no renascimento e, finalmente, se positivado na modernidade em todo o mundo civilizado, agora eles se defrontam com a sociedade da informação, em que não só é questionada a interpretação profunda desse tipo de direito como também sua existência. Nesta palestra, Lúcia Helena Bettini terá como foco os direitos autorais ligados à indústria do livro.

Palestra “Motivos que fazem o leitor abandonar seu livro”
PALESTRANTE: Ricardo Ragazzo
O objetivo principal de um escritor é que seu livro seja lido do começo ao fim, e apreciado. Contudo, existem muitos motivos que levam o leitor a abandonar a leitura, muitas vezes ainda na primeira página. Esta palestra, ministrada pelo escritor Ricardo Ragazzo, visa a alertar novos autores a evitar práticas ineficazes na conquista da atenção do público leitor.

Palestra “Como roteirizar quadrinhos — Estudo de caso da hq “Aurora” por seu roteirista”
PALESTRANTE: Felipe Folgosi
Nesta palestra, o roteirista de quadrinhos Felipe Folgosi mostrará técnicas de construção de tramas e personagens, baseado em sua mais recente obra: “Aurora”.

 

Das 13:00 às 14:30
Encontro de escritores das coletâneas da Andross Editora com seus respectivos organizadores
Com Edson Rossatto, Paola Giometti, Leandro Schulai, Alex Mir, Alfer Medeiros e Marcelo Aceti

Clube do livro: bate-papo sobre o livro “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley.
Com grupo Traçando Livros
O grupo Traçando Livros se reúne mensalmente para discutir sobre um livro previamente escolhido e lido por seus integrantes. A participação nessa atividade é aberta a todos, inclusive àqueles que não fazem parte do grupo. Para este encontro especial no Livros em Pauta foi escolhido “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley. Um mundo onde o parto natural é nojento, onde todos já nascem com papeis pré-estabelecidos, com grilhões alegremente aceitos e não contestados. Onde o sexo e o Soma (a droga perfeita) suprem todas as necessidades. Uma sociedade perfeita, pelo menos para todos os que não ousam contestar o seu papel dentro dela. Um mundo muito diferente do nosso… Ou não…

Bate-papo “TV online – Qual o futuro da televisão com o advento de webtvs e outros canais de streamming?”
PALESTRANTES: Margrid Blanco e Eduardo Marchiori
Até uma década atrás, para se assistir a uma atração na televisão a pessoa precisava se sentar diante dela no horário em que a emissora determinava que aquela atração deveria ser assistida. Hoje quem determina isso é o próprio usuário do serviço de streaming. Diante disso, o que emissoras de tv e produtoras de conteúdo estão fazendo para se manter atuais?

Bate-papo “Vitrines e Prateleiras: quais são os critérios utilizados pelos livreiros para expor um livro?”
PALESTRANTE: Roberto Xavier
Todos os meses, mais de dois mil livros são lançados pelas editoras brasileiras. No entanto, as livrarias continuam do mesmo tamanho, não comportando a comercialização de todos esses lançamentos. Assim, como os livreiros escolhem os títulos que venderão? E dentre esses, quais são os critérios que definem quais títulos vão para as vitrines e quais vão às prateleiras? Lançamentos das grandes editoras têm predominância sobre os das editoras pequenas?

Palestra “Profissão: jornalista de entretenimento”
PALESTRANTE: Surya Bueno
Saber tudo sobre cinema, TV, quadrinhos e outros assuntos relacionados à cultura só é possível por conta do trabalho cuidadoso e minucioso desse profissional: o jornalista de cultura pop. Mas como realmente é esse trabalho? Como funcionam as chamadas “cabines” que os estúdios de cinema promovem para a imprensa? Como é o relacionamento de uma redação de revista? Para responder essas questões e orientar ovens sobre essa profissão, convidamos a ornalista Surya Bueno, com mais de 15 anos de experiência.

 

Das 15:00 às 16:30
Palestra “Universo nerd e educação – Como utilizar cinema, hqs, rpg e outra mídias em sala de aula”
PALESTRANTE: Alan Uemura
Mídias como cinema, TV, games, quadrinhos e RPG constituem ferramentas fantásticas para ganhar a atenção dos jovens em sala de aula. Por intermédio desse universo, chamado de “mundo nerd”, é possível estimular alunos em aulas de redação, escrevendo fanfics, ou em espaços de leitura, fazendo os jovens entrarem em contato com autores nacionais e internacionais de vanguarda. O entretenimento pode (e deve) ser usado como um instrumento didático em sala de aula e não apenas como ilustração

Bate-papo “Elas e as artes – A representatividade da mulher nos livros, quadrinhos e cinema”
DEBATEDORES: Germana Viana e José Carlos Júnior
MEDIADOR: Luciano Marzocca
Nem sempre as artes são justas com personagens femininos, relegando-lhes visões estereotipadas. Também sofrem diversas injustiças as artistas que muitas vezes não conseguem expor suas artes com a mesma difusão que artistas do sexo masculino. Esta mesa-redonda se propõe a discutir esses assuntos.

Bate-papo “Fenômenos editoriais: como acontecem? Estudo de caso de livros e colorir”
DEBATEDORES: Paulo Tadeu e Mariana Rudinisk
MEDIADOR: Leandro Schulai
Todas as editoras buscam publicar livros com sucesso de vendas. Nem sempre isso é possível. Contudo, vez ou outra, algum tipo ou temática de livro sobressai e se torna um fenômeno editorial, o que impulsiona a cadeia produtiva do livro. Mas como esses fenômenos editoriais acontecem?

Palestra “Quadrinhos históricos: bastidores de produção — Estudo de caso da hq “Verne e Mauá” por seus criadores”
PALESTRANTES: Will e Spacca
Adaptar fatos históricos para histórias em quadrinhos não é algo simples. É necessário respeito pelos fatos e concisão na hora de moldá-los à linguagem das HQs. Will e Spacca conhecem bem esse universo. Na palestra, eles contarão as curiosidades e as particularidades de criar a hq Uma aventura de Verne & Mauá – Mil léguas transamazônicas.

 

Das 17:00 às 18:30
Palestra “Marketing digital – Como utilizar as redes sociais na divulgação de livros e hqs”
PALESTRANTE: Daniel Bitencourt Martins
Com os novos tempos, utilizar corretamente e de forma eficaz as redes sociais pode ser determinante para o sucesso de um livro, quadrinho, música ou mesmo um evento cultural. Daniel Bitencourt Martins, gerente do portal Office.com e responsável pelos canais do Microsoft Office nas em redes sociais é nosso convidado para falar a respeito de como usar tais recurso com eficiência e sabedoria.

Palestra “Preparação de Originais: o ajuste profissional no texto do autor”
PALESTRANTE: Sandra Garcia Cortés
O trabalho de um preparador de originais é fazer uma leitura crítica inicial do texto a ser publicado e avaliar o que precisa ser ajustado para uma melhor fluidez da leitura. Esse ajuste engloba padronização e formatação do texto, da linguagem, manutenção da coerência interna, eliminação de repetição desnecessária de palavras, correção dos vícios de linguagens, entre outras coisas, mas sempre respeitando o estilo pessoal de cada um. Contudo, nem sempre o autor está preparado para entender que esse trabalho não mutila sua obra. Durante a palestra, a preparadora de originais Sandra Garcia Cortés mostrará como é o trabalho de um preparador de originais.

Palestra ”Técnica e humanismo na animação: estudo de caso do Studio Ghibli e Hayao Miyazaki”
PALESTRANTE: Vinícius Pires
O mundo do cinema está repleto de animações, com diversas produções que divertem toda a família proporcionando momentos mágicos e humorosos, porém poucas delas abordam temas tão profundos e humanos como o Studio Ghibli. Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o estúdio japonês é o responsável por grandes êxitos de bilheteria como A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado. Apesar disso, o estúdio não é renomado mundialmente por seu sucesso comercial, mas sim pelo seu diferencial em relação aos grandes nomes ocidentais de animação – a simplicidade e o humanismo presente em seus trabalhos.

 

PALESTRANTES

Alan Uemura é jornalista e professor. Nerd de profissão. Há mais de 20 anos realiza eventos nas áreas e entretenimento como o Dia do Fã, Star Wars, Harry Potter, Ficção e Fantasia em geral. Como professor utiliza o RPG, Fanfics e o entretenimento em geral para que o aluno utilize estes meios para ampliar sua criatividade e crítica do mundo em que vive.

Alfer Medeiros nasceu em Massarelos, Portugal, em 1975. Publicou duas séries próprias (Fúria Lupina eLivraria Limítrofe), roteirizou um projeto de história em quadrinhos (Peeiras HQ) e participou de algumas antologias de literatura fantástica. É um dos organizadores oficiais das coletâneas da Andross Editora. Mantém o site alfermedeiros.com.br Contato: alfer.medeiros@gmail.com

Daniel Bitencourt Martins é formado em Marketing pela USP e atua hoje como gerente do portal Office.com na Microsoft Brasil.

Eduardo Marchiori é formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Atuou como repórter da revista Nutrinews e foi editor-assistente da revista Industria de Laticínios. Atualmente é colaborador das revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, ambas da Editora Europa, publica um boletim empresarial para a empresa Fermentech Com. de Insumos para Alimentos e edita o blog Raio X, focado, focado em cultura pop. Também teve matérias publicadas nos sites Antigravidade, Papo de Quadrinho, Meu Herói, Cajumanga e 4All Magazine. Adotou o apelido Mutante X porque se considera uma pessoa em constante mutação.

Felipe Folgosi fez faculdade de cinema na FAAP e especialização na UCLA por dois anos. Tem 25 anos de carreira como ator, com diversos trabalhos no cinema, teatro e televisão. Colaborou com o Jornal da Tarde escrevendo sobre cinema. Em 2001 ganhou o Concurso Nacional de Dramaturgia promovido pelo Ministério da Cultura com a peça Um Outro Dia. Agora em 2015 irá lançar sua primeira graphic Novel, uma HQ de sua autoria chamada Aurora, financiada coletivamente por intermédio do Catarse.

Germana Viana é ilustradora e quadrinista. Recentemente publicou a hq Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço, uma compilação de histórias, publicadas semanalmente na web, e faz parte do coletivo de quadrinhos CBGibi. Germana é ligada ao movimento feminista e à representatividade de artistas mulheres nos quadrinhos.

Grupo Traçando Livros surgiu em Janeiro de 2012, resultado da vontade de alguns leitores de ter um espaço para discutir pessoalmente obras literárias de qualidade, de forma descontraída. As reuniões do grupo são mensais, embora também haja atividades extras em outros eventos, como o Livros em Pauta. Quem desejar participar do grupo, é só acessar a página no Facebook, visualizar a obra a ser lida e participar de próxima reunião.

José Carlos Júnior é formado em Jornalismo pela Universidade Sant’anna. Seu livro-reportagem foi o primeiro na história da instituição a abordar o tema de quadrinhos (Mangá). Com grande ênfase de quadrinhos e cultura na sua vida, foi gestor da comic shop Cidade de Papel, onde contracenou seu dia a dia com grandes ilustradores e pesquisadores do mercado. Passou alguns anos na gestão da Livraria do Espaço Unibanco, trafegando pela Livraria da Vila, sede Jardins. Pós-graduado em 2015 pela FMU, no curso de Jornalismo Cultural, direcionou sua dissertação científica para a linha de mangá, tema que já trazia afinidade desde a sua graduação. Hoje ocupa o lugar de Gerente da Livraria Antroposófica, posição que já está há 5 anos.

Lúcia Helena Bettini é doutora em Direito do Estado- subárea Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009); mestre em Direito do Estado- subárea Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004); integrante do Conselho Editorial da Revista de Direito Educacional e da Revista de Direito das Comunicações – Editora Revista dos Tribunais; professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, nos Cursos de Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda; professora titular da Universidade de São Caetano do Sul- USCS-IMES nas Escolas de Direito e Comunicação; professora no Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos; professora conferencista da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; professora convidada da Fundação Dom Cabral e professora no programa de Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM, em 2014, onde também lecionou na Especialização e Graduação. Autora de diversos artigos científicos e livros em coautoria. Advogada em São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Administrativo, Constitucional e da Comunicação, Políticas Públicas e Direitos Humanos, especialmente Gênero, Raça/Etnia e Classes Sociais.

Luciano Marzocca tem paixão por história geral e pelas mais diversas formas de ficção científica – das mais tecnicistas às mais humanistas. Já estudou Comunicação Social (pós-graduado pela ECA-USP), Teologia (graduado) e voltou à universidade para estudar Letras (FFLCH-USP). Atua como professor de Língua Portuguesa e é editor de variados periódicos desde 1995. Hoje trabalha no Calendário Geek, voltado à cultura nerd/pop. Como já disseram, é também um “acadêmico do lar”, já que cuida do filho Davi enquanto a mulher trabalha em escritório externo (e não tem problema algum com isso)..

Margrid Blanco é jornalista, apresentadora e empresária. Trabalha única e exclusivamente como diretora de conteúdo e artística para webtvdesde 2007. Todos seus esforços e ações estão direcionados para o sucesso de um mercado tão diferenciado e competitivo. Cursou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade Estácio de Sá. Em 2007 abandonou definitivamente as passarelas e passou a atuar exclusivamente com seu próprio negócio (webtv) ao lado de seu marido Fabio Blanco com a finalidade de acreditar em uma tecnologia ainda distante para época, mas já presente de forma diferenciada no dia dia dos usuários de internet. Ao longo de sua carreira participou de mais de 60 projetos online ao vivo. Atualmente está à frente da empresa FlixTV.

Ricardo Ragazzo é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, trocando o ramo antes mesmo de se formar, vivendo hoe como administração de empresas. Em 2011 publicou o thriller de suspense intitulado 72 horas para morrer publicado pela Editora Novo Século. Em 2013, publicou sua segunda obra A garota das cicatrizes de fogo. Seu último livro, a distopia Cidade banida, foi lançado em 2015. Atualmente trabalha no projeto Plots, um jogo de cartas que visa o ensino do storytelling para crianças e adolescentes.

Roberto Xavier trabalha com livros há 15 anos, desde que começou com seu pai, reconhecido como um dos melhores livreiros do país no Metido a Sebo Livraria. Trabalhou cinco anos na Saraiva & Siciliano S/A onde se tornou líder de compras. Atualmente trabalha na WMF Martins Fontes no Setor de Quadrinhos, Terror, Ficção científica e Literatura fantástica.

Sandra Garcia Cortés é formada em Letras. Lecionou durante 8 anos em escolas da rede pública e particular. É revisora e preparadora de textos. Traduziu os livros O último segredo de Da Vinci (Novo Século), O mundo secreto dos papas – De São Pedro a Bento XVI (Novo Século), O enigma das múmias (Novo Século), entre outros. Contato: sandygarcia@terra.com.br

Spacca é ilustrador e desenhista de histórias em quadrinhos, especialista em adaptar a História do Brasil para HQs. Lançou diversas obras nesse gênero, como Dom João Carioca, Debret em viagem histórica e quadrinhesca ao Brasil, As barbas do imperador, entre outras. Em 2015, lançou a HQ Uma aventura de Verne & Mauá – Mil léguas transamazônicas em parceria com Will.

Surya Bueno é jornalista e diagramadora, trabalhou por 9 anos na Editora Meio & Mensagem, por 6 anos na Editora OnLine produzindo os produtos licenciados como Harry Potter, Star Wars, Transformers, Hulk, Homem-Aranha, My Litte Poney, Ben 10, Revista Rebeldes, Yes Teen e mais de mil revistas. Na editora Mythos como freelancer foi responsável pelas capas dos quadrinhos TEX entre outros. Desde 2004 é editora de conteúdo e marketing do site Aumanack.

Vinicius Pires é estudante de Multimídia na Faculdade Paulus de Comunicação e Tecnologia e vai cursar Produção Audiovisual em 2016. Mantém o blog de artigos e resenhas www.goombareviews.blogspot.com.brContato: viniciuspcidade@outlook.com

Will é ilustrador e desenhista de histórias em quadrinhos, além de fazer parte da comissão organizadora do prêmio HQMIX. É criador do personagem Sideralman. Em 2015, lançou a HQ Uma aventura de Verne & Mauá – Mil léguas transamazônicas em parceria com Spacca.