2ª edição (19/01/2013)

Realizada no CHINA TRADE CENTER (Rua Pamplona, 518 – Cerqueira César – São Paulo – SP (Próximo à estação Trianon Masp do metrô) em 19 de janeiro de 2013 (Sábado)

PROGRAMAÇÃO

10:30
Palestra Marketing literário: estratégias de vendas e divulgação de escritores
PALESTRANTE: Leandro Schulai
A jornada do escritor no Brasil, principalmente a daqueles que estão em sua primeira publicação, não é fácil. Terminar uma edição, alcançar bons números de venda e, principalmente, atingir leitores de diversos lugares não é uma tarefa simples. Falta de exposição, tiragens baixas e a grande concorrência fazem com que muitos autores interrompam suas trajetórias precocemente. Nessa palestra, serão abordadas algumas estratégias de marketing para o meio literário, comprovadamente eficazes no aumento de vendas e conquista de leitores. O palestrante será Leandro Schulai, escritor que em apenas um ano esgotou duas edições de seu livro O vale dos anjos. O palestrante dará dicas que vão desde postura comportamental até o uso das redes sociais ao seu favor.

11:00
Palestra Mínimas Letras com Máximas Narrativas
PALESTRANTE: Edson Rossatto
Em tempos de redes sociais, em que as pessoas precisam aprender a se expressar de forma rápida e clara, escrever pouco e dizer muito é fundamental. E será justamente esse o tema da palestra de microcontos “Mínimas Letras com Máximas Narrativas”, que Edson Rossatto ministrará com bom humor e descontração, utilizando técnicas de coesão textual, mescladas com exemplos do cotidiano.

11:00
Clube do livro: bate-papo sobre o livro 1984, de George Orwell 
CURADORIA: grupo Traçando Livros
O grupo Traçando Livros se reúne mensalmente para discutir sobre um livro previamente escolhido e lido por seus integrantes. Nesse encontro especial, o livro escolhido foi 1984, de George Orwell, levando-se em conta o quanto o conceito dessa obra, lançada no final dos anos 1940, ainda é atual. A participação nessa atividade é aberta a todos, inclusive àqueles que não fazem parte do grupo.

13:00
Palestra Fazendo eventos literários – Como organizar sessões de autógrafos, debates e feiras literárias
PALESTRANTE: Silvio Alexandre
Já faz parte do universo editorial a participação de autores e outros profissionais do livro em eventos, seja para divulgação de um novo título, para assistir a palestras e oficinas ou tão somente para networking. Atualmente, muitos eventos são feitos, mas nem sempre com a organização necessária para garantir o sucesso como resultado. Assim, o palestrante Silvio Alexandre, especialista em eventos literários, trará toda a sua experiência na organização de desde simples sessões de autógrafos a até feiras literárias.

13:00
Networking do mercado editorial: fazendo bons negócios!
MEDIADOR: Edson Rossatto
O termo networking, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de um profissional, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada. O Livros em Pauta quer colocar em contato os vários tipos de profissionais que compõem o mercado editorial para trocarem contatos e realizarem bons negócios. E tudo gratuitamente!

13:30
Debate Personagens da literatura ganhando vida nos quadrinhos: estudo de caso de ‘A Liga Extraordinária’ e outras HQs
DEBATEDORES: Maurício Muniz, Manoel de Souza e Lillo Parra
MEDIADOR: Jota Silvestre
Não é de hoje que obras literárias são adaptadas para outras mídias. Mas, recentemente, as adaptações para quadrinhos têm se tornado um grande filão editorial. E essas adaptações não ficam só em trazer a obra original inteira para uma HQ. Alan Moore, famoso roteirista de quadrinhos, compilou na obra A liga extraordinária personagens de variadas obras literárias. Nesse debate, Maurício Muniz, Manoel de Souza e Lillo Parra debaterão sobre essa obra específica, entre outras, sob mediação do jornalista Jota Silvestre.

15:00
Debate O boom de blogs literários – Há seriedade em meio à boa vontade de se divulgar literatura?
DEBATEDORES: Walter Tierno, Milena Cherubim, Danilo Leonardi e Tatiany Leite
MEDIADOR Eduardo Marchiori
Muitos escritores dizem que escrever o livro “é a parte mais fácil” da jornada do escritor. Com o livro já escrito e publicado, vem a mais difícil: que ele seja lido. Para isso, a publicação precisa ser bem divulgada. Em meio a jornais, revistas e sites, outra forma de mostrar seu livro é em blogs literários. Mas será que toda a divulgação dessa nova modalidade de mídia é bem-vinda? De um lado blogueiros reclamam que as editoras só se tornam parceiras de blogs com milhares de seguidores, não dando chance para blogueiros menores. Do outro, as editoras reclamam da inexperiência de muitos blogueiros em darem opiniões de credibilidade sobre seus títulos. E entre essas duas pontas está o autor, que não sabe mais como fazer para divulgar suas obras, sem desperdiçar seus preciosos exemplares de reparte. Para debater sobre esse assunto, convidamos um autor (Walter Tierno), dois blogueiros (Milena Cherubim e Danilo Leonardi) e uma representante de uma editora (Tatiany Leite). Sob mediação do jornalista Eduardo Marchiori, cada um deles pretende expor o seu lado nessa jornada diária da literatura.

15:00
Lançamento de livros:

  • Sopa de Letras – Contos e crônicas (Vários autores)
  • Quimera – Contos fantásticos (Vários autores)
  • Névoa – Contos sobrenaturais, de suspense e de terror (Vários autores)
  • Corações Entrelaçados – Contos de amor (Vários autores)
  • ​O Segredo da Crisálida – Volume 2 – Antologia de poemas (Vários autores)

16:30
Debate Do original à versão final – Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais
DEBATEDORES: Kyanja Lee, Sandra Garcia Cortés e Petê Rissatti
MEDIADOR: Maurício Muniz
Traduzir uma obra para o português não se trata tão somente de trocar a palavra original pelo seu significado correspondente em nossa língua. O tradutor tem um desafio bem mais complicado. Tanto é que uma tradução é também passível de direitos autorais. Revisores e preparadores de originais acabam desempenhando um papel importante na finalização do livro. Não consiste apenas em corrigir vírgulas e erros de ortografia. Para falar sobre esse tipo de trabalho, convidamos Kyanja Lee, Petê Rissatti e Sandra Garcia Cortés, profissionais dessas áreas, para um debate descontraído. A mediação ficará por conta do jornalista e editor de livros e quadrinhos Maurício Muniz.

17:00
Palestra Breve História dos eBooks – Do Projeto Gutenberg ao Amazon Kindle
PALESTRANTE: Ednei Procópio
Big players como Google, Kobo, Apple, Barnes & Noble, Amazon estão se digladiando para tornar o eBook o produto mais rentável de seus negócios, uma vez que o livro saiu de uma condição de uma mídia antes considerada limitada por muitos, para tornar-se o alvo das maiores empresas de tecnologia do mundo. Para essa empresas, o livro não só não morreu, como também se tornou justamente o produto estratégico para o posicionamento de suas marcas na era digital. Juntando arte e tecnologia, Ednei Procópio, um dos maiores especialistas em livro digital, trazendo a história por trás da maior revolução pela qual vem passando o artefato livro, desde o aprimoramento da prensa de tipos móveis pelo gênio Johannes Gutenberg.

17:00 
Concurso de cosplay de personagens da literatura fantástica e de personagens da série de livros Kaori, de Giulia Moon

18:00
Sessão de autógrafos: vários livros e autores
Lançamento: “Poe e Lovecraft: um ensaio sobre o medo na literatura“, com o autor Oscar Nestarez

PALESTRANTES

Danilo Leonardi ama Letras, mas ainda não concluiu o curso. É vlogueiro e crítico de livros. Fundou o Cabine Literária em 2010, que se tornou referência para resenhas críticas de livros e hoje possui mais de um milhão de visualizações., Contato: danilo@cabineliteraria.com.br:

Ednei Procópio é editor de livros e diretor da Livrus Negócios Editoriais. Integra o grupo de trabalho que organiza o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e é coordenador geral do Cadastro Nacional do Livro, além de ser membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro. Presta consultoria para o Sebrae para assuntos relacionados a livros digitais. É autor de “O Livro na Era Digital“. Contato: ednei@livrus.com.br

Edson Rossatto formou-se em Letras. É escritor, editor de livros, roteirista de quadrinhos e blogueiro. Publicou os livros Mansão Klaus e outras histórias, Curta-metragem – Antologia de microcontos, Cem Toques Cravados e Toques Para Mulheres, além de ter organizado dezenas de antologias literárias. É roteirista da série História do Brasil em Quadrinhos, da Editora Europa, tendo publicado os volumes Independência e Proclamação da República. Também foi roteirista da HQ Como ser bom de papo e se enturmar. É criador e organizador do evento HQ em Pauta. Contato: edson@andross.com.br

​Eduardo Marchiori é formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Atuou como repórter da revista Nutrinews e foi editor-assistente da revista Industria de Laticínios. Atualmente é colaborador das revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, ambas da Editora Europa, publica um boletim empresarial para a empresa Fermentech Com. de Insumos para Alimentos e edita o blog Raio X, focado, focado em cultura pop. Também teve matérias publicadas nos sites Antigravidade, Papo de Quadrinho, Meu Herói, Cajumanga e 4All Magazine. Adotou o apelido Mutante X porque se considera uma pessoa em constante mutação. Contato: edujornalista@uol.com.br

Kyanja Lee é parecerista (leitora crítica), preparadora e revisora de originais, além de ghostwriter. Formada em Comunicação Social pela ESPM, é especialista em Língua e Literatura Inglesa. Atua com sucesso no mercado editorial desde 2007, tendo já executado leituras críticas, preparação ou revisão para dezenas de autores, em diversas obras, muitas das quais disponíveis comercialmente. Seu site de divulgação é: WWW.kyanjalee.com.br

Leandro Schulai formou-se em análise de sistemas. É escritor, repórter e marketeiro. Publicou o livro O Vale dos Anjos – O Torneio dos Céus – Parte 1, pela Novo Século Editora, além de ter organizado a antologia Corações Entrelaçados – Contos de amor, pela Andross Editora. Revolucionou a maneira de se divulgar a literatura através das redes sociais, tendo esgotado duas edições de sua primeira obra, o livro O vale dos anjos, em um ano apenas com seus planos de marketing individuais. Também mudou a forma de exposição dos autores com a criação de um canal no youtube de nome Na Mira dos Livros. Contato: schulai@hotmail.com

Lillo Parra durante vinte anos se dedicou exclusivamente às artes cênicas, dez deles no Teatro Popular União e Olho Vivo (coletivo teatral fundado em 1966). Sua paixão por quadrinhos levou-o a criar o blog Gibi Rasgado, especializado em resenhas. Em 2011, roteirizou a adaptação da peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, pela coleção “Shakespeare em Quadrinhos”, da Editora Nemo. Em 2012, para a mesma coleção, fez o roteiro da adaptação da peça “A Tempestade”, considerada por muitos a obra prima do dramaturgo inglês.

Manoel de Souza é fã de cultura pop desde sempre. Cresceu assistindo desenhos animados e lendo quadrinhos. Com 12 anos, já criava seus próprios gibis. Essa paixão o levou a formar-se desenhista e entrar para o mundo da editoração eletrônica. Foi uma passo para aprender os conceitos jornalísticos na prática, em centenas de suados fechamentos de revistas e livros. Em 2004, estreou como autor com o livro Loucuras dos Seriados da TV, da editora Panda. Desde 2006, dedica-se à Mundo dos Super-Heróis, uma revista mensal da Editora Europa sobre cinema, quadrinhos e TV e outros assuntos da cultura pop, considerada umas das melhores publicações do gênero já lançadas no Brasil. Contato: manoel.souza@europanet.com.br

Maurício Muniz é jornalista e editor de livros e quadrinhos. No meio da década de 1990, foi colunista da revista Wizard, da editora Globo. Em 1997, passou a editar quadrinhos para várias editoras e, entre as séries nas quais trabalhou estão Sandman, Sin City, Preacher, Star Wars, Hellblazer e Transmetropolitan. Foi responsável por trazer ao Brasil alguns dos quadrinhos mais aclamados dos últimos anos, como A Liga Extraordinária, Authority, Planetary, Tom Strong, Halo Jones, Zenith e O Corvo. É colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, produz revistas e quadrinhos institucionais e edita os álbuns da Gal Editora, como Fracasso de Público, Filósofos em Ação e Invasão dos Mortos. É coautor do livro Vampiros na Cultura Pop, da Editora Europa, além de ser editor da revista Mundo Nerd. Contato: antigravidade@gmail.com

Milena Cherubim é jornalista e trabalha com assessoria de comunicação. É fundadora do blog Memories of the Angel que conta com uma equipe para resenhas. Contato: milenacherubim@gmail.com:

Petê Rissatti nasceu no propício dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. É escritor, tradutor, preparador de textos e leitor crítico com trabalhos realizados para grandes editoras brasileiras, como Companhia das Letras, L&PM, Casa da Palavra, Alaúde/Tordesilhas, Verus – Grupo Record e outras. Participou das antologias Blablablogue – Crônicas e confissões e Todos os portais: realidades expandidas, organizadas por Nelson de Oliveira, e Assim você me mata, organizada por Claudio Brites (Terracota editora). Lançou, em 2012, seu primeiro romance, Réquiem: sonhos proibidos. Para mais informações e contato, visite http://peterissatti.com

Jota Silvestre é jornalista formado pela Universidade Metodista em 1989 e assessor de imprensa especializado em feiras e eventos. Coordenou a equipe de assessoria de imprensa de duas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2006 e 2008). Edita o blog de cultura pop Papo de Quadrinho e colabora regularmente com as revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd (Ed. Europa). É roteirista do livro em quadrinhos O Fundador (Ed. Europa) Contato: jotasilvestre@gmail.com

Silvio Alexandre é editor. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica e de quadrinhos. Trabalha como consultor editorial e parecerista, além de desenvolver projetos editoriais junto a várias editoras. É o criador do “Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica”, o mais prestigiado evento do gênero no Brasil. Curador e organizador de vários outros eventos literários. Membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX, o principal prêmio dos quadrinhos no País.

Sandra Garcia Cortés é formada em Letras. Lecionou durante 8 anos em escolas da rede pública e particular. É revisora e preparadora de textos. Traduziu os livros O último segredo de Da Vinci (Novo Século), O mundo secreto dos papas – De São Pedro a Bento XVI (Novo Século), O enigma das múmias (Novo Século), entre outros. Contato: sandygarcia@terra.com.br

Tatiany Leite é jornalista, viciada em literatura. Trabalha com blogs desde 2009, quando fez parte do projeto Tudo de Blog da Revista Capricho e desde então nunca desgrudou do mundo online. Em 2011 criou o blog Vá ler um livro, pelo Portal MTV, e passou a trabalhar com marketing e mídias sociais na editora Universo dos Livros. É Analista de Comunicação na editora LeYa e hoje também coordena a parte de mídias sociais e parcerias com blogs literários. Contato: tatygreg@gmail.com

Walter Tierno é jornalista por formação e publicitário por falta de opção. Insistiu na área por quase vinte anos, mas seu prazo de validade venceu e ele resolveu se dedicar ao mercado editorial. Hoje, é escritor e editor de livros e responsável pelo selo GiBiz, da Giz Editorial. Também é autor dos livros “Cira e o Velho” e “Anardeus. No calor da destruição“. Nas horas vagas, mantém um canal no youtube e um blog. Os dois são muito fáceis de encontrar. Basta procurar pelo nome dele. Contato: waltertierno@gmail.com